Inteligência emocional dos professores do ensino primário de cinco escolas no Cuito em Angola

Amândio Jamba Pedro da Fonseca, Jeremias Pires Wandalica, Neves Coquilo António

Resumen


O objetivo deste estudo foi analisar a inteligência emocional dos professores do ensino primário de cinco escolas do Cuito em Angola.Trata-se de um estudo quantitativo,não experimental, transversal,descritivo-comparativo.Participaram 82 professores,dos quais oito homens(9,76%) e 74 mulheres(90,24%),entre 23 e 58 anos.Foi utilizado o instrumento TMMS-24, formado por 24 ítens.Os resultados mostram que,todos os professores apresentam nível adequado nos três indicadores de inteligência emocional.Concluise que, segundo o sexo,não há diferenças estatisticamente significativas por intermédio do teste t de Student.

Recepción: 01/01/2023
Aprobación:25/02/2023
Publicado: 01/05/2023


Palabras clave


Inteligência emocional; Professores; Ensino primário

Texto completo:

PDF

Referencias


Arciniegas Paspuel,Olga Germania.,Álvarez Hernández,Sary del Rocío.,Castro Morales,Luis Germán., e Maldonado Gudiño,Carlos Wilman.(2021).Inteligencia emocional en estudiantes de la universidad autónoma de Los Andes.Revista Conrado,17(78),127-133.

Bar-On,Reuven.(2005).The Bar-On model of emotional-social intelligence.Psicothema,17.Disponible en https://www.reseachgate.net/publication/6509274

Birch,Sondra.,& Lardd,Gary.(1996).Interpersonal relationship in the school environment and children´s early school adjustment.The role of teachers and peers.New York:Cambridge University Press,199–225

Campos,Sofia.,Martins,Rosa.,Martins, Maria da Conceição.,Chaves,Cláudia.,e Duarte,João.(2016).Emotional intelligence and quality of life in special education teachers.Journal of Teaching and Education,05(01),681-688

Casassus,Juan.(2007) La educación del ser emocional.Santiago, Chile:Editorial Cuarto Propio.

Cassinda Vissupe,María Domingas.,Chingombe Jacob, António.,Angulo Gallo,Lisandra.,y Guerra Morales,Vivian.(2017).Inteligencia emocional: Su relación con el rendimiento académico en preadolescentesde la Escuela 4 de Abril,de Iº ciclo,Angola.Revista Educación,41(2),DOI: http://dx.doi.org/10.15517/revedu.v41i2.22713.

Clemmer Hickman,Akweta Eschella Jureia.(2017).An analysis of the relationship of the emotional intelligence of special education teachers and special education student achievement.(A Dissertation for thedegree of doctor of education).College of Graduate Studies of Tarleton State University,Stephenville.

Cossio-Bolaños,Marco António.(2015).Métodos de investigación cuantitativa en Ciencias de la Educación.Talca,Chile:Universidad Católica del Maule.

Costa-Rodriguez,Claudia.,Palma-Leal, Ximena.,e Farías,Carla Salgado.(2021).Docentes emocionalmenteinteligentes.Importancia de la Inteligencia Emocional para la aplicación de la Educación Emocional en la práctica pedagógica de aula.Estudios Pedagógicos,XLVII(1),219-233.DOI:10.4067/S0718-07052021000100219.

Dolev,Nina.,& Leshem,Shosh.(2016).Teachers’emotional intelligence:The impact of training.The International Journal of Emotion Education,8(1),75-94.

Extremera,Natalio.,y Fernández-Berrocal,Pablo.(2003).La inteligencia emocional en el contexto educativo:hallazgos científicos de sus efectos en el aula.Revista de Educación,332,97-116

Figueiredo Queirós,Maria Manuela Lima.,Fernández-Berrocal,Pablo.,Extremera,Natalio.,Cancela Carral,José Mª.,e Queirós,Paula Susana.(2005).Validação e fiabilidade da versão portuguesa modificada da Trait Meta-Mood Scale.Revista de Psicologia,Educação e Cultura,9,199-216.

Fonseca,Amândio Jamba.,e González,Osvaldo Hernández.(2020).Inteligencia Emocional en maestros de Educación Especial: Aproximación a los instrumentos de medición.Educere,25(81),379-390.Disponible en:http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35666225005.

Fonseca,Amândio Jamba.,Tonecas,Laurindo António.,e Cassoma,Ricardo Chiengo.(2022).Regulação Emocional dos Professores do II Ciclo de dois municípios de Angola em Tempo de Pandemia.Revista.ConCiencia EPG,7(1),172-186.https://doi.org/10.32654/CONCIENCIAEPG.7-1.11.

Fonseca,Amândio Jamba.,Vidal-Espinoza,Rubén.,Cossio-Bolaños,Marco António.,Hernández-González,Osvaldo.,Gómez-Leyva,Inalvis.e Gomez-Campos,Rossana.(2021).Instrumentos que evalúan la inteligencia emocional en estudiantes universitarios:Una revisión sistemática.Rev.Ecuat.Neurol.,30(2),68-75.doi:10.46997/revecuatneurol30200068.

García Retana,José Ángel.(2012).La Educación Emocional, su importancia en el proceso de aprendizaje.Revista Educación.36(1),1-24.Recuperado desde https://www.redalyc.org/pdf/440/44023984007.pdf

García,Mireya Vivas.(2003).La educación emocional: conceptos fundamentales Sapiens.Revista Universitaria de Investigación,2,1317-5815

Goleman,Daniel.(1996).La Inteligencia Emocional.Madrid:Kairós.

Guedes Alves,Clara Manuela.(2013).Inteligência Emocional em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem:Uma Perspetiva Educativa(Dissertação do Mestrado).Escola Superior de Educação João de Deus,Lisboa

Henao Arias,John Fredy.,e Marín Rodríguez,Andrés Elías.(2019).El proceso de enseñanza desde el prisma delas emociones de los docentes.Praxis & Saber,10(24),193215.https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n25.2019.9415

Hernández-Sampieri,Roberto.,e Mendoza Torres,Christian Paulina.(2018).Metodología de la Investigación Científica:Las rutas cuantitativa,cualitativa y mista.México:McGraw-Hill.

küçüktepe,Seval.,Akbag,Müge.,& Ozmercan,Esra Eminoglu.(2017).An Investigation Regarding the Preservice Teachers’ Emotional Literacy Levels and Self-Efficacy Beliefs.Journal of Education and Learning,6,(4),267-275.Doi:10.5539/jel.v6n4p267

Malaisi,Lucas Javier.(2016).Cómo ayudar a los niños de hoy.Educación Emocional.San Juan,Argentina:Editorial Educación Emocional Argentina.

Mayer,John.,Salovey,Peter & Caruso,David.(2000).Models of emotional intelligence.En R.J.Sternberg(Ed.),Handbook of intelligence(pp.396-420).Cambridge University Press.

Miranda,Nieves Mora.,Pérez,Valentín Martínez-Otero.,Trigo,Sara Santander.,y Gaeta González,MarthaLeticia.(2021).Inteligencia Emocional en la Formación del Profesorado de Educación Infantil y Primaria.Perspectiva Educacional.Formación de Profesores,61(1),53-77.DOI:10.4151/07189729-Vol.61-Iss.1-Art.1234.

Platsidou,Maria.(2010).Trait Emotional Intelligence of Greek Special Education Teachers in Relation to Burnout and Job Satisfaction.School Psychology International,31,(1),60-76.Doi:10.1177/0143034309360436

Poulou,Maria.(2017).The Relation of Teachers’Emotional Intelligence and Students’Social Skills to Students’Emotional and Behavioral Difficulties:A Study of Preschool Teachers’ Perceptions.Early Education And Development,28,(8),996-1010 https://doi.org/10.1080/10409289.2017.1320890

Rendón,María Alexandra.(2019).Competencias socioemocionales de maestros en formación y egresados deprogramas de educación.Praxis & Saber,10(24),243-270.https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n25.2019.10004.

Sutton,Rosemary.,& Wheatley,Karl.(2003).Teachers’emotions and teaching:A review of the literature and directions for future research.Educational Psychology Review,15,327–35

Tacca Huaman,Daniel Rubén.,Tacca Huaman,Ana Luisa,y Cuarez Cordero,Renzo.(2020).Inteligencia emocional del docente y satisfacción académica del estudiante universitario.Revista Digital de Investigaciónen Docencia Universitaria,14(1),e1085.https://doi.org/10.19083/ ridu.2020.887.

Valenzuela-Zambrano,Bárbara.,Álvarez Fabio, Marcela.,e Salgado Neira,Estrella.(2021).Estudio sobre la inteligencia emocional de profesores/as de la provincia de Concepción,Chile.REXE,20(44),29-42.https://doi.org/10.21703/0718-5162.v20.n43.2021.002.

Vera,Jenny Arntz.,y Morales,Trunce Silvana.(2019).Inteligencia emocional y rendimiento académico en estudiantes universitarios de nutrición.Inv Ed Med,8(31),82-91.doi.org/10.22201/facmed.20075057e.2019.31.18130




ISSN: 1316-4910
Depósito legal electrónico: pp199702ME1927 

Creative Commons License
Todos los documentos publicados en esta revista se distribuyen bajo una
Licencia Creative Commons Atribución -No Comercial- Compartir Igual 4.0 Internacional.
Por lo que el envío, procesamiento y publicación de artículos en la revista es totalmente gratuito.